• Missão
  • Oradores
  • Equipa
  • Programa
  • Parceiros
  • Ingressos

Missão do TEDxSãoTomé 2013

O que é o TEDxSãoTomé?

O TEDxSãoTomé trata-se de um evento a realizar em São Tomé, no dia 20 de Junho de 2013, enquadrado no TED e no TEDx e, por isso, dedicado à partilha de ideias centrando-se na temática "Islands Connected : São Tomé + Príncipe = África Connected to the World ", promovendo, em paralelo,o networking entre os seus participantes.

Porquê o TEDxSãoTomé?

Decidido a apostar nos projectos e ideias com impacto local, o TEDxSãoTomé toma o nome da capital do país onde será realizado, em São Tomé, simbolizando a centralidade, o sentido de partilha alargada e a necessidade de "pensar global e agir local", tendo em vista o desenvolvimento do conceito de amplitude que conecte as ilhas " Islands Connected ".

Pretende ser uma plataforma de divulgação de ideias/projectos com impacto local, contribuindo para a sua visibilidade, funcionando ainda como ponto de ligação entre três realidades distintas: agentes criativos, Empreendedores, e idealizadores.

O nosso slogan é Conecte-se ao Mundo!

TED e TEDx

O TED é um evento anual que reúne os principais pensadores e fazedores do mundo para compartilhar ideias de qualquer área, desde tecnologia, entretenimento, design, à ciência, humanidades, negócios e desenvolvimento. Num evento TEDx reúnem-se oradores e vídeos TEDTalks para provocar uma discussão profunda e criar conexões. E no espírito de "ideias que mere-cem ser espalhadas", TED criou o TEDx, um programa de locais, eventos auto-organizados que reúnem pessoas para comparti-lhar uma experiência TED. A esperança é que o TEDx se torne um fórum local de ideias dentro da comunidade, que inspire as pessoas a mudar as suas vidas, os seus futuros e, finalmente, o seu mundo.

Oradores do TEDxSãoTomé 2013

Nelly Strong

Nelly Strong

Tema: Performance.

Chama-se Marlene Bandeira, mas no mundo da música é conhecida por Nelly Strong. Um nome que foi escolhido devido a sua força física e mental. 2010 foi um ano marcante para esta jovem rapper. Foi o ano em que entrou no mundo da música como integrante do grupo "BlackNiggas". Foram várias atuações que deixaram marcas e vontade de fazer mais. Deixou o grupo no mesmo ano e, começou em Junho, uma parceria com Carla Pontífice "Miss Underground" uma dupla de slam.

Uma dupla de rapper feminina que quebra os tábus existentes no meio. Durante um ano e meio Nelly Strong e Miss Underground eram reconhecidas como "as damas do hiphop"ou "pequenas que cantam em francês", língua que escolheram para dizer os slam. Carla deixou a dupla para estudar fora do país e Nelly continuou a fazer o que gostava: cantar. Foi convidada a participar em vários projetos, sendo sempre apresentada como a única rapper feminina das ilhas.

A também estudante do 3º ano do curso de engenharia de telecomunicações, batalha pela concretização de um sonho: o de continuar a cantar, continuar a fazer música.

Recentemente, Nelly lançou a música "Mordomia" numa parceria com Tigre T integrante do grupo "Os Vibrados". Uma música que, literalmente, colocou Nelly Strong na boca do povo.

Dynka Amorim

Tema: À minha maneira (experiência como jovem ativista e empreendedor social).

Dynka Amorim é um associativista nato. O jovem são-tomense radicado em Portugal é o fundador da Revista "Bué Fixe", constituída por jovens e para jovens que tenta alertar sobre o HIV/SIDA e as diversas formas de prevenção. A revista nascida em São Tomé ganhou asas em Portugal, onde Dynka formou-se em Ciência Política e Relações Internacionais. Hoje a "Bué Fixe" é mais do que uma revista sobre HIV/SIDA, pois fala também dos problemas que afectam a juventude da Diáspora em Portugal. Em 2010 Dynka foi membro da Força Jovem de Viena para a XVIII Conferência Internacional sobre o HIV/SIDA. Coordenou também o Projecto jovem "para destruir" o vírus do HIV/SIDA apoiado pela MTV "Stay Alive" e pelo Programa Juventude em Acção. Por todo o seu trabalho em prol da juventude e da prevenção do HIV/SIDA, Dynka Amorim foi distinguido com o prémio europeu - Jovem Empreendedor Aids and Mobility 2010 e pelo prémio "MTV linked" pela Solidariedade.

Ismael Sequeira

Tema: Plataforma Cafuka (inovando as artes).

Começou a pintar desde muito novo, tendo participado numa exposição comemorativa do aniversário da independência do país, com 13 anos apenas. Em 1982 conheceu Protásio Pina e Cesaltino da Fonseca, expoentes máximos das artes plásticas em São Tomé e Príncipe na época. Influenciado por Protásio Pina, começou a pintar a óleo. Mais tarde, trabalhou com mestres coreanos em pintura de cenários e montagem de quadros humanos para espectáculos e jogos ao ar livre.

No seu currículo além das exposições individuais realizadas no país também contam muitas exposições realizadas no estrangeiro. Colaborou em diversos projectos culturais, em parceria com várias organizações em São Tomé. Radicado em Portugal,Ismael trabalha nas artes plásticas, investigação em museologia e desenvolvimento de produtos multimédia. Ele é um dos fundadores da Plataforma Cafuka, uma Associação Cultural que tem como objetivo principal gerar um movimento artístico capaz de influenciar transversalmente todas as disciplinas criativas são-tomenses e do universo lusófono em Portugal.

#

Professor Robert Drewes

Tema: Corrida da Ilha de Biodiversidade.

O Professor Robert Drewes é PhD em Biologia e tem um fascínio permanente pelo Continente Africano, tendo realizado pesquisa de campo em 30 diferentes países da África desde 1969, incluindo São Tomé e Príncipe. Os seus interesses incluem a fisiologia comparativa de rãs e Drewes faz parte do conselho do Serviço de Vida Selvagem do Quénia. É também Curador do Departamento de Herpetologia na Academia da California.

#

Aoaní d'Alva

Tema: De África para África (diferenças e semelhanças entre STP e o continente Africano).

Aoaní d'Alva nasceu e cresceu em São Tomé. Formou-se em Jornalismo no Brasil, mas foi em Angola que se estabeleceu como profissional. Trabalhou no "Novo jornal" onde chegou a ser editora da página de cultura e onde continua como colaboradora. Em 2012 lançou o seu primeiro livro, "Miopia Crónica" resultado de várias crónicas publicadas no mesmo jornal.

#

Mark Richard Shuttleworth

Tema: Protecção da Natureza (o novo marco para a protecção da natureza e ecoturismo).

Mark Richard Shuttleworth é um programador de computadores, sul-africano que se tornou milionário depois de vender a sua empresa de segurança de internet. No seu currículo contam a fundação de empresas como a Joint Venture HBD (com investimentos Turísticos avaliados em 70 milhões de dólares norte-americanos na Ilha do Príncipe) e a Canonical, Ltd responsável pela promoção de softwares livres. É nesta empresa que nasceram os softwares livres como Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu e Lubuntu, todos derivadas do Debian e distribuídos gratuitamente através de download. O fundador da HBD é também o patrono da Fundação Shuttleworth. Uma organização sem fins lucrativos dedicada à inovação social, que também financia projetos de software educativo e gratuito. Em 2002, Mark Shuttleworth fez história ao tornar-se o primeiro africano a ir ao espaço e o segundo turista espacial.

Guilherme Luís Vaz Alves de Carvalho

Tema: Performance.

O músico e artista plástico, Guilherme Luís Vaz Alves de Carvalho, nasceu em São Tomé e Príncipe em 1970. Foi animador de programas lúdicos da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Compôs o tema "Frutinha da Sorte" para o filme "Frutinha do Equador" do cineasta austríaco Herbert Brödl. Guilherme de Carvalho é também membro fundador do Grupo Tempo, que concilia também com a sua carreira a solo iniciada em 2009. No ano seguinte lançou o seu primeiro álbum a solo "Temperamento". É também presidente da Associação dos Músicos São-tomenses – ASSOMÚSICOS.

#

Sara Moreira

Tema: Vozes da lusofonia e jornalismo "Faz-tu-Mesmo".

Editora dos países de língua portuguesa no Global Voices Lusofonia,tradutora da Global Voices, uma plataforma internacional de "Citizen Media" que reporta sobre mobilização social online de todos os cantos do mundo. Vive no Porto, onde está envolvida com várias associações e colectivos como o Transparência Hackday, o projecto de permacultura urbana Horta-lá | Permacultura Urbana do Espaço Compasso, e a colabora com o Jornal @Verdade em Moçambique num projecto de cidadania e mobilização online. Interessa-se principalmente pelo cruzamento das áreas de tecnologias de informação, comunicação e novos mídia, e transformação social. Estudou Engenharia Informática e Computação, e parte do ramo Multimédia do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação, ambos da Universidade do Porto. Desde 2006 que se dedica à gestão, formação e desenvolvimento de ciber-projectos. Entre 2007 e 2011 passou várias vezes por Timor Leste, como professora na Universidade Nacional, consultora em sistema de informação de e-learning e de gestão governamental, e formadora em comunicação online junto de ONGs. Em Moçambique, em 2012, promoveu as Oficinas de Cultura Livre e Mídia Cidadã.

Maria do Céu Madureira

Maria do Céu Madureira

Tema: Plantas Medicinais e Medicina Tradicional: Tesouros em risco de extinção.

A Professora Maria do Céu Madureira é Farmacêutica e tem um PhD em Farmacognosia e Fitoquímica. É uma apaixonada por S. Tomé e Príncipe (STP), onde tem trabalhado desde 1993, em parceria com o Ministério da Saúde, no Estudo Etnofarmacológico de Plantas Medicinais do país. O trabalho desenvolvido tem como objetivo a manutenção do conhecimento da população autóctone, relativo à medicina tradicional e ao uso de plantas medicinais, nomeadamente espécies com actividade antimalárica. É Coordenadora do Projecto Pagué, que pretende formar e incentivar jovens investigadores na área da Etnofarmacologia e proporcionar a formação de um grupo de trabalho em STP, que possa participar em actividades de investigação e desenvolvimento de novos fármacos a partir de produtos naturais. É docente universitária e investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, onde é responsável por uma linha de investigação que visa promover a Conservação da Biodiversidade e o Uso Sustentável de Plantas Medicinais nos PALOP's.

Organização do TEDxSãoTomé 2013

ONG Galo Cantá

Produção

A ONG Galo Cantá é uma organização civil sem fins lucrativos de São Tomé e Príncipe, que trabalha na promoção do país, promoção e protecção da cultura e conservação do património histórico e artístico, preservação do meio ambiente, promoção da ética, da paz, da cidadania , educação, direitos humanos , democracia e outros valores universais.

Membros da Equipa Organizadora do TEDxSãoTomé 2013

Katya Aragão

Anfitriã

E-mail: kat@tedxsaotome.com

Santomense, tendo vivido em Portugal, Angola e em S.Tomé e Príncipe, caracteriza-se pela grande capacidade de adaptação e pro-actividade no ambiente em que se insere, uma cidadã do mundo, que acredita no empowerment of youth and women. Autora do projeto e principal motor das actividades, considera que a sociedade civil tem um papel decisivo na democracia e a melhor maneira de fazermos ouvir as nossas vozes é estando unidos e organizados.

#

Mário Lopes

Co-Organizador

E-mail: mariolopes@tedxsaotome.com

Santomense, desde cedo envolve-se com o associativismo juvenil, com o objetivo de ajudar a promover políticas da juventude africana e lusófona. Muito ligado à escrita, ganha o prémio literário "Escrever em Português" realizado pelo União Nacional de Escritores e Artistas Santomenses (UNEAS) e o Centro Cultural Português. O jornalismo é um dos seus expoentes, tendo passado pela Rádio Nacional de S. Tomé e Príncipe, Rádio Tropicana, e três anos na Rádio Jubilar, atualmente Autor e Coordenador das Redes Sociais da Global Voices Lusofonia. Junta-se ao projeto, foi a realização de um sonho pessoal enquanto serial networker.

#

Ketty Borges

Co-Organizadora

E-mail: ketty@tedxsaotome.com

Santomense, para a prossecução dos seus estudos, muda-se da ilha do Príncipe para S.Tomé e, em 2004 para o Brasil, onde se forma em Psicologia. Acredita na necessidade de viver intensamente os fenómenos da vida, estar aberto à convivência com outras culturas, sendo que através de um curso em teatro desenvolve a apreciação pelos mais pequenos prazeres oferecidos pela natureza. Voluntária para as questões sociais como a violência doméstica, reintegração de crianças abandonadas e em situação de risco, junta-se ao projeto, porque acredita na "vontade de agir para melhorar", sendo esta uma oportunidade para contribuir para o desenvolvimento do país, com uma equipa criativa e cheia de energia.

#

Kris Haamer

Marketing Digital e Transmedia

E-mail: kris@tedxsaotome.com

Estónio de origem, mas um apaixonado da lusofonia, na música e cultura. Numa intrincada mescla de interesses luso-latinos, explora a variedade no cinema, na fotografia, nos aplicativos e guiões que o conduzem à criação da sua própria empresa na área de aplicativos iphone e sites e-commerce. O envolvimento neste projecto é prova do seu caráter multicultural, onde aplica os seus conhecimentos, bem como interage com parceiros criativos no desenvolvimento de ideias inovadoras.

#

Soraya Rita

Marketing Digital e Transmedia

E-mail: sorayarita@tedxsaotome.com

Emigrante em Portugal, desde os 11 anos, e aberta à interculturalidade, forma-se em Comunicação na cidade da Guarda, onde vive durante quatro anos. Em 2008, regressa ao País e começa a trabalhar na Companhia Santomense de Telecomunicações (CST). Envolve-se no projeto porque acredita que é importante agarrar todas as oportunidades para a divulgação do país, além fronteiras, e devido ao interesse suscitado em relação aos intervenientes e temas.

#

Edlena Barros

Media

E-mail: edlena.barros@tedxsaotome.com

Nasceu e viveu em São Tomé até aos seus 17 anos. Forma-se em Jornalismo no Brasil, pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina, onde vive durante 4 anos. Além da formação profissional, acredita que o período académico foi uma das melhores fases da sua vida, porquanto pôde aprender a enfrentar a ultrapassar dificuldades, na ausência do apoio familiar. De regresso ao país, durante um ano, trabalhou como repórter na Televisão Santomense (TVS). Em 2009, torna-se freelancer na Delegação da RTP África, onde permanece como jornalista. A sua experiência na comunicação social vai além fronteiras e, em 2011, efectua um estágio de três meses em Bona/ Alemanha, na redação portuguesa para África da Rádio DW . Junta-se ao projeto por acreditar que é necessário fazer a diferença e de alguma forma, contribuir para o desenvolvimento do país.

#

Daena Menezes da Costa Neto

Media

E-mail: daenac@tedxsaotome.com

Terminou os seus estudos secundários em São Tomé, viajou para Portugal, mais concretamente para a cidade de Coimbra, para dar sequência aos seus estudos superiores ,onde se formou. Encantada com a Cidade de Coimbra, onde viveu durante cinco anos, e considera a cidade como a sua segunda Pátria. Em Coimbra, teve oportunidade de conhecer gentes das mais diversas origens e credos que aos poucos, foram-na influenciando e transformando em uma cidadã do mundo . Acredita que encontrou no grupo de trabalho o dinamismo e capacidade de resposta rápida e eficiente, e considera este, um projeto criativo que pretende promover o desenvolvimento.

#

Karlley Frota

Web Designer & Developer

E-mail: frota@tedxsaotome.com

Karlley Frota é um Programador Web Freelance, Web Developer, Marketing Digital, Gestor de idéias empreendedoras. Dinâmico e empreendedor, possui competências essenciais para o desenvolvimento de projectos. Entre 2009 e 2011, forma-se na Informática de Gestão e Manutenção de Equipamentos Informáticos, em Portugal. A sua formação confere-lhe habilidades básicas para o desenvolvimento e dinamização do portal stpdigital.net, espaço on-line de divulgação e promoção de São Tomé e Príncipe, bem como um espaço de notícias diárias do país. Junta-se ao projeto, apoiando na componente digital e informática, como uma oportunidade de pôr em prática as suas ideias e conhecimentos num contexto inovador.

#

Wildiley Barroca

Produção

E-mail: barroca@tedxsaotome.com

Nasceu e cresceu em São Tomé e Príncipe, onde apreendeu valores e saberes concedidos pelo tempo, as pessoas e as instituições. Eloquente, ligado à arte da escrita e ao desenvolvimento cultural das mentes, metaforiza o canto do galo como expressão divulgadora dos valores que guiam a sociedade santomense. Envolveu-se no projecto, no intuito de apoiar o atingir dos objetivos estabelecidos, convencido de que o caráter associativo será basilar para promover o bom nome de São Tomé e Príncipe.

#

Enerlid Franca e Lagos

Parcerias e Patrocínios

E-mail: enerlid@tedxsaotome.com

Viveu em várias localidades de São Tomé, passando por: Monta Legre, Ubua Quime, Caixão Grande, Santo Amaro, Changra, Ôque Del Rei até fixar residência no prédio de banco. Parte em formação na área de Arquitetura, para Cuba, e durante seis anos vive uma panóplia de peripécias e momentos conturbados que o tornaram persistente, um autêntico e incansável guerreiro. Em 2009, regressa para São Tomé, imbuído de espírito empreendedor na área de Arquitetura e Urbanismo. Pró-activo e possuidor de grande criatividade, junta-se ao projeto por acreditar que constitui uma experiência "desafiadora" e enriquecedora.

#

Edvaldo Lima

Oradores

Membro da Equipa Organizadora

#

Elzo Lourenço

Fotógrafo

Membro da Equipa Organizadora

Programa do TEDxSãoTomé 2013

Programa do TEDxSãoTomé 2013, 20 de Junho – Islands Connected: São Tomé + Príncipe à África Connected to the World

Consulte abaixo o programa. Este pode ser alterado sem aviso prévio.

Poderá consultar aqui a lista de oradores já revelados ou clicando em cada nome no programa.

Nesta primeira edição do TEDxSãoTomé, conseguimos reunir um leque muito interessante de oradores famosos e anónimos com ideias que merecem ser partilhadas. Durante os intervalos aproveite para interagir e partilhar também com Tecnologias, Entretenimento e Design. Viva esta experiência!

Se ainda não se inscreveu aproveite agora para o fazer. Os lugares são limitados! Clique aqui para mais informações!

13h30 → Check-in e Wellcome Coffee.

14h00 → Abertura

Nelly Strong → Performance.

Dynka Amorim → À minha maneira (experiência como jovem ativista e empreendedor social).

Sr. Ismael Sequeira → Plataforma Cafuka (inovando as artes).

Sara Moreira → Vozes da lusofonia e jornalismo "Faz-tu-Mesmo".

Maria do Céu Madureira → Plantas Medicinais e Medicina Tradicional: Tesouros em risco de extinção.

16h30 → Coffe Break e Networking

Mark Richard Shuttleworth → Protecção da Natureza ( o novo marco para a protecção da natureza e ecoturismo ).

Professor Robert Drewes → Corrida da Ilha de Biodiversidade.

Aoaní d'Alva → De África para África (diferenças e semelhanças entre STP e o continente Africano).

Guilherme Luís Vaz Alves de Carvalho → Performance

18h00 → Encerramento

parceiro

Parceiros do TEDxSãoTomé 2013

Patrocinadores

Apoios

Media Partners

Ingressos do TEDxSãoTomé 2013