• TED & TEDx
  • Missão
  • Oradores
  • Equipa
  • Programa
  • Parceiros
  • Ingressos

O que é o TED & TEDx?

TED - é uma organização sem fins lucrativos devotada a "Ideias Que Merecem Ser Espalhadas". Surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. A Conferência TED anual acontece em Long Beach, Califórnia.

Mais de 700 das palestras estão disponíveis gratuitamente no site TED.com e já foram acessadas por milhões de pessoas do mundo todo. A sigla TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design.

Os principais e primeiros campos criativos e de pesquisa que foram escolhidos para representar possíveis melhorias de futuro. Hoje a discussão cresceu para os mais diversos campos, como educação, ciências, negócios, artes e questões globais. O que está em jogo realmente é o poder de transformar e melhorar o futuro, não importando formações.

TEDx - No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou o programa chamado TEDx. O TEDx é um programa de eventos locais, e organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. Nos eventos TEDx a combinação de palestras ao vivo, vídeos de TEDTalks e performances artísticas combinam para despertar conversas e conexões profundas.

Os eventos TEDx são inteiramente planejados e coordenados de forma independente, baseados num espírito comunitário e sem fins lucrativos.

Missão do TEDxSãoTomé 2014

O que é o TEDxSãoTomé?

Com o espírito de juntar pessoas, conectar e partilhar ideias, promovendo a criatividade e o empreendedorismo local, o TEDxSãoTomé2014 se centrará na temática, "Futurismo Santomense, Visão Raio X".

No evento, participarão oradores nacionais e internacionais, que através das suas ideias, suas experiências, tentarão inspirar os indivíduos locais, para que esses se centrem no presente, mas com perspectiva num futuro responsável e sustentável, adaptado as novas tecnologias.

Porquê o TEDxSãoTomé?

Com o espírito de juntar pessoas, conectar e partilhar ideias, promovendo a criatividade e o empreendedorismo local, o tema do TEDxSãoTomé 2014 é “Futurismo Santomense: Visão Raio X”. No evento, participarão oradores nacionais e internacionais, que através das suas ideias, experiências e sonhos, vão inspirar a audiência a pensar no presente, mas com perspectiva num futuro responsável e sustentável, adaptado as novas tecnologias , sem repetição de erros cometidos no passado.

Para esta edição, o nosso slogan é: Venha despertar os 5 sentidos com o futuro no presente! Moving for Innovation!

Oradores do TEDxSãoTomé 2014

#

Wildiley Barroca

Tema: "Faz a tua voz ser ouvida!"

Wildiley Barroca nasceu na ilha de São Tomé, em 20 de Março de 1991, onde obteve o Bacharelato em Secretariado Internacional e actualmente licenciando em Direito.

Poeta, jornalista e observador atento da vida quotidiano, tem participado em reuniões internacionais de jovens, destacando a Cimeira de Jovens Líderes África Europa - Bruxelas 2014, Lançamento da Estratégia Pan Africana da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável, em Nairobi - Quénia, Atelier Constituição, o Conselho Regional da Juventude da CEEAC em Malabo - Guiné Equatorial e Yaoundé - Camarões, e Elaboração da Estratégia Nacional para a Juventude em São Tomé e Príncipe.

Ele é actualmente Embaixador da Juventude Africana em funções na União Pan Africana da Juventude onde exerce a função de Assessor para Comunicação e Relações Públicas, é Representante do Parlamento Mundial da Juventude para a Água em São Tomé e Príncipe e Presidente do Conselho Nacional da Juventude.

Tem promovido de acordo com suas atribuições, uma grande contribuição para o desenvolvimento e consolidação do processo democrático em África; Sensibilizar, informar, mobilizar a juventude, promover, estimular e coordenar as actividades da juventude Africana como parte da sua participação para fortalecer a capacidade em posições de tomada de decisão, liderança e boa governação, desenvolvimento político, económico, social e cultural do continente.

#

Ângelo Torres

Tema: "Porque é que eu sou um Contador de histórias?"

O são-tomense Ângelo Torres nasceu em 1966. É actor, realizador e contador de histórias. Formou-se em Engenharia Termodinâmica pelo Instituto Lazaro Cardinas, Cuba. Fez o curso de Artes Performativas na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo – Chapitô. Estreou-se como actor de teatro em 1991, com a "Missão" de Heine Müller. A sua filmografia é muito extensa, tendo desenvolvido uma excelente carreira ao nível internacional. Em 2011, o 18º Festival Caminhos do Cinema Português consagrou Ângelo Torres como "Melhor Actor Secundário" pelo seu papel no western português Estrada de Palha, de Rodrigo Areias.

Ângelo é um contador magnético, que mistura intuitivamente conteúdos tradicionais com contextos contemporâneos.

#

Katya Silva

Tema: "Lixo ou Moda - Mudar mentalidades através da moda"

Ela é filha de pais são-tomenses nascida em Portugal. Katya Silva nasceu em Lisboa a 13 de Abril de 1987, Katya mudou-se para São Tomé e Príncipe com três anos, onde gozou toda a sua infância. Na adolescência volta para Portugal. Até aos 18 anos Lisboa, é a sua casa quando decide aventurar e continuar os estudos no Reino Unido. Cardiff, capital dos Países de Gales foi a cidade que a acolheu durante os seus estudos em Arte e Design. Enquanto estudava Katya também aventurou-se pelo mundo da moda como modelo, mesmo depois de mudar-se de Cardiff para Birmingham. E foi nesta cidade que ela graduou-se Designe de Moda na Universidade de Birmingham, Cidade Universitária, Inglaterra.

#

Acácio Elba Bonfim

Tema: "Como é um bom líder."

Acácio Elba Bonfim é são-tomense, marido e pai de três filhos. Formado em Economia na EX-URSS e mestrado na “Fondacion Finafrica”, Milão Itália, Acácio Elba Bonfim acumula 30 anos de experiência profissional. Ministro do Plano e Finanças de 1996 a 1999 e Director de Contabilidade da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) em Libreville, Gabão entre 1988 e 1994. Saber liderar não é uma missão fácil. Mas como a experiência que acumula ao longo desses anos que vai dar pistas sobre “Como é um bom líder”. Atualmente Acácio Elba Bonfim é Administrador Executivo do Banco Internacional de S. Tomé e Príncipe.

#

Dário Miguel Pequeno Paraíso

Performance

Filho de pai e mãe santomenses, Dário Paraíso nasce em 1991 em Portugal, aonde cresce e sempre viveu. Sempre preparado para uma nova viagem e aventura é um admirador nato das sinergias culturais. Estudou Administração Pública em Portugal e em 2013 vem a São Tomé pela primeira vez conhecer as suas origens. A latitude zero prende-o a esta terra e a sua versatilidade cresce. Webdesigner, empreendedor social, músico, fotógrafo e mais recentemente "fundador" do seu próprio sentimento – I Am African. "Pequeno Paraíso" é como intitula a sua nova casa – São Tomé e Príncipe.

#

Pindó Santos

Tema: "Porquê que rir é o melhor remédio?"

Pindó é o nome artísticos para Apolinário Zefereino. O Cozinheiro por profissão e comediante/ promotor de eventos por hobbie. Nascido em São Tomé e Príncipe, Pindó emigrou-se para Portugal ainda adolescente seguindo os pais que decidiram aventurar-se pelas terras lusas. Foi lá que descobriu a paixão pela cozinha. Começou por cozinhar para pequenos círculos familiares e a organizar eventos entre os amigos. E foi nesses eventos que começaram a surgir as primeiras piadas em público e um novo hobbie. A piadas retratavam situações diárias e começaram a tarar cada vez mais público facto que o fez ganhar um programa da RDP África com o nome de nome "Partir o Coco".

Em 2011 decide regressar a sua terra Natal, como cozinheiro e comediante. Lança-se no mundo empresarial, gerindo um negócio próprio na área de fast food. Tem conciliado as três paixões profissionais numa ginástica que o tem fascinado. No Stand Up Comedy, Pindó tem-se afirmado como comediante de Referência. Enquanto gestor e promotor de eventos, organizou o I Espectáculo de Stand up Comedy em STP, o Espetáculo de lançamento do II DVD do Grupo Teatral "Os Criativos" e o Festival R7 que já vai na sua III edição.

#

Elsa Lombá

Tema: "Um futuro sem violência"

É filhas das ilhas são-tomenses, nascida e crescida no arquipélago. Em Portugal fez a sua licenciatura em Gestão de Empresas mais tarde com especialização em Marketing Internacional. Como experiência profissional acumula uma vasta experiência em diversos departamentos como coordenadora de projetos de cooperação, consultora para área administrativa e financeira, administradora financeira, responsável por área de vendas, professora e contabilista. Há cerca de quatro anos aceitou o desafio de coordenar os trabalhos no Centro de Aconselhamento Contra Violência Doméstica. Além da parte burocrática que envolve todo o processo de gestão, Elsa Lombá passou também a fazer o trabalho de aconselhamento, pois coordenar um centro aonde chegam tantas histórias de derrotas e alguns sucessos exige muito mais do que trabalhar com números. A violência doméstica é um problema social em São Tomé e Príncipe e um futuro sem violência não é apenas ambicionado pelas vítimas, mas por quem, como a Elsa, trabalha com os que são os mais prejudicados neste processo.

#

School Dance

Performance

A 11 de Novembro de 2011 nascia a School Dance. Uma escola de dança que tinha pela frente um projeto ambicioso: formar jovens na vertente artística, nas áreas culturais e sociais de forma a preparara-los para a entrada na vida ativa. Servir de ligação entre a arte, educação e a cultura. Um dos outros objetivos é o de lutar contra a discriminação artística e a problemática da exclusão social entre os jovens. Dirigida por Tanyel Viegas, a School dance conta 225 alunos inscritos.

Água Grande é a sua sede de trabalho, mas o projeto já tem tentáculos também em Mé-zochi. Ao longo desses três anos de existência o projeto cresceu e hoje já existem vários núcleos da School Dance por várias instituições de ensino (Liceu Nacional, Escola Secundária D. Margarida Manuel, semi-internato das Irmãs Canossianas) e que lidam com jovens e crianças (ARCAR e FCJ) promovendo a criação de grupos culturais, o voluntariado, promovendo o associativismos e realizando campanhas preventivas de saúde sexual e reprodutiva.

#

Epifânio Costa

Tema: "Um futuro conectado"

O que pode ser motivo de ódio ou desgosto para uns, pode também ser a paixão e a motivação para outros. No caso de Epifânio Costa, a matemática, rede de dados, processamento digital de sinal, telecomunicações e instrumentação eletrónica representam isso mesmo, grandes paixões. Formado em engenharia de Telecomunicações e eletrónica com mestrado na mesma área Epifânio procura fazer desse aprendizado uma ferramenta para ajudar a contribuir para a melhoria dos serviços das TIC's em São Tomé e Príncipe. Apesar da chegada do cabo Submarino ao arquipélago, os serviços que são prestados aos consumidores e os preços praticados ainda não são os mais acessíveis. Por isso Epifânio defende a existência de "um futuro conectado", onde os atuais entraves deixarão ed existir.

Organização do TEDxSãoTomé 2014

Katya Aragão

Anfitriã

E-mail: kat@tedxsaotome.com

Nasceu em São Tomé e Príncipe aos 17 de Janeiro de 1986. Caracteriza-se pela grande capacidade de adaptação e pro-actividade no ambiente em que se insere, uma cidadã do mundo, de personalidade forte, que acredita no empoderamento dos jovens e das mulheres. Defende que a sociedade civil tem um papel decisivo na democracia e que a melhor maneira de fazermos ouvir as nossas vozes é estando unidos e organizados.

Formou-se em Ciências da Comunicação e da Cultura – Jornalismo e Comunicação em Portugal. Regressou a sua terra natal em 2009 e começou a dar os seus primeiros passos no mundo jornalístico no jornal online Téla Nón. Colaborou também com a revista SOL, com a Rádio Jubilar e deu aulas de jornalismo no Instituto Diocesano de Formação João Paulo II. Fundou a sua própria revista – STPnews – em 2010. Apresentou e produziu o talk show – Portas Abertas – durante duas temporadas, apresentou o Jornal das 13h e a partir de 2012 foi promovida para o horário nobre da Televisão Santomense, passando a apresentar o Telejornal das 20 horas.

É Presidente da ONG Galo Cantá e anfitriã do TEDxSãotomé. É movida pela curiosidade e adora as novas tecnologias. Desde os 14 anos que participa e representa São Tomé e Príncipe em conferências internacionais pela sua dinâmica e activismo social. Um dos mais marcantes encontros internacionais que teve foi a sua participação no Fórum do Presidente Obama com Jovens Líderes Africanos em 2010 (Washington DC), onde teve a oportunidade de conhecer o presidente dos EUA.

#

Mário Lopes

Co-Organizador

E-mail: mariolopes@tedxsaotome.com

Santomense, desde cedo envolve-se com o associativismo juvenil, com o objetivo de ajudar a promover políticas da juventude africana e lusófona. Muito ligado à escrita, ganha o prémio literário "Escrever em Português" realizado pelo União Nacional de Escritores e Artistas Santomenses (UNEAS) e o Centro Cultural Português. O jornalismo é um dos seus expoentes, tendo passado pela Rádio Nacional de S. Tomé e Príncipe, Rádio Tropicana, e três anos na Rádio Jubilar, atualmente Autor e Coordenador das Redes Sociais da Global Voices Lusofonia. Junta-se ao projeto, foi a realização de um sonho pessoal enquanto serial networker.

#

Ketty Borges

Co-Organizadora

Santomense, para a prossecução dos seus estudos, muda-se da ilha do Príncipe para S.Tomé e, em 2004 para o Brasil, onde se forma em Psicologia. Acredita na necessidade de viver intensamente os fenómenos da vida, estar aberto à convivência com outras culturas, sendo que através de um curso em teatro desenvolve a apreciação pelos mais pequenos prazeres oferecidos pela natureza. Voluntária para as questões sociais como a violência doméstica, reintegração de crianças abandonadas e em situação de risco, junta-se ao projeto, porque acredita na "vontade de agir para melhorar", sendo esta uma oportunidade para contribuir para o desenvolvimento do país, com uma equipa criativa e cheia de energia.

#

Kris Haamer

Marketing Digital e Transmedia

Estónio de origem, mas um apaixonado da lusofonia, na música e cultura. Numa intrincada mescla de interesses luso-latinos, explora a variedade no cinema, na fotografia, nos aplicativos e guiões que o conduzem à criação da sua própria empresa na área de aplicativos iphone e sites e-commerce. O envolvimento neste projecto é prova do seu caráter multicultural, onde aplica os seus conhecimentos, bem como interage com parceiros criativos no desenvolvimento de ideias inovadoras.

#

Soraya Rita

Marketing Digital e Transmedia

Emigrante em Portugal, desde os 11 anos, e aberta à interculturalidade, forma-se em Comunicação na cidade da Guarda, onde vive durante quatro anos. Em 2008, regressa ao País e começa a trabalhar na Companhia Santomense de Telecomunicações (CST). Envolve-se no projeto porque acredita que é importante agarrar todas as oportunidades para a divulgação do país, além fronteiras, e devido ao interesse suscitado em relação aos intervenientes e temas.

#

Ody Mpouo

Produção

É um Santomense e ao mesmo tempo Congolês, nascido em Odessa – Ucrânia.

Adepto da teoria "os esforços desafiam as impossibilidades", carrega consigo uma grande diversidade cultural, fruto das suas origens e experiências em Havana - Cuba, onde viveu e estudou por três anos, e em Fortaleza Brasil, onde terminou a sua licenciatura em Publicidade e Propaganda. Atualmente, é membro da Academia Olímpica Santomense, trabalha na Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe como repórter e na Televisão Santomense como Comercial e Marketing.

Juntou-se ao projeto, por acreditar que o compartilhamento de ideias pode mudar o mundo.

#

Fayna Barros

Produção

Fayna Barros nasceu em São Tomé e Príncipe aos 25 de Julho de 1984. É muito responsável, adora trabalhar em equipa e tem espírito de liderança. Formou-se em Administração e Finanças em Coimbra e trabalha na companhia de telecomunicações UNITEL. Ajuda a mãe no famoso Restaurante Dona Tété. Adora estar com os amigos, rir, dançar, ser feliz e espalhar felicidade. Na primeira edição do TEDxSãoTomé participou como voluntária. Demonstrou tanta paixão e dedicação que foi convidada para integrar a equipa.

#

Edlena Barros

Media

Nasceu e viveu em São Tomé até aos seus 17 anos. Forma-se em Jornalismo no Brasil, pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina, onde vive durante 4 anos. Além da formação profissional, acredita que o período académico foi uma das melhores fases da sua vida, porquanto pôde aprender a enfrentar a ultrapassar dificuldades, na ausência do apoio familiar. De regresso ao país, durante um ano, trabalhou como repórter na Televisão Santomense (TVS). Em 2009, torna-se freelancer na Delegação da RTP África, onde trabalha até 2014. A sua experiência na comunicação social vai além-fronteiras e, em 2011, efectua um estágio de três meses em Bona/ Alemanha, na redação portuguesa para África da Rádio DW. Actualmente trabalha como assistente de comunicação na Unidade Ambiental e desenvolvimento Sustentável do PNUD em São Tomé e Príncipe. Junta-se ao projeto por acreditar que é necessário fazer a diferença e de alguma forma, contribuir para o desenvolvimento do país.

#

Vivalda dos Prazeres

Produção

Vivalda Cravid dos Prazeres nascida a 10 de Abril de 1986 em Agostinho Neto – São Tomé, filha de pais são-tomenses, Luis Alberto Carneiro dos Prazeres e de Maria do Carmo Quaresma Cravid dos Prazeres teve toda sua educação em São Tomé e Príncipe, juntamente com os seus quatros irmãos. No ensino básico estudou na escola Dona Maria de Jesus e no secundário na escola portuguesa Diocesano João Paulo II – IDF. Em 2006, aos 18 anos partiu para o Brasil onde se formou em jornalismo na Faculdades Nordestes (FANOR) em Fortaleza- CE (2006-2009), a profissão pela qual exerce hoje. Vivalda, quando retornou a São Tomé e Príncipe em 2010 onde onde até hoje reside, trabalhou como coadjuvante do coordenador da Comissão eleitoral do distrito de Água Grande Sr. Zeca Cardoso (2010). No mesmo ano foi convidada a fazer parte do Gabinete de Registo e Informação Pública – G.R.I.P como Técnica de Comunicação e em 2011-2012 trabalhou na TVS como apresentadora e produtora do programa VIVA SHOW. E hoje ocupa outros cargos como a de Coordenadora do Curso Profissional Qualificante de Turismo e Comunicação e professora da disciplina Técnicas de Comunicação e Relações Interpessoais no Liceu Nacional (2012-) e uma das apresentadoras do programa Linha Direta na TVS (2013-).

A sua infância e adolescência foram marcadas por factos que o influenciariam a sua paixão pelo mundo da arte e da escrita. Desde pequena participou em alguns grupos de danças, teatro, bandas e grupos de leituras. Em 2012 participou de um filme educativo do realizador são-tomense Carlos Costa "Um sentido para a vida – Gravidez precoce", cujo papel foi de uma adolescente de 15 anos traumatizada pelos abusos pelo pai, Sr. Barros. No mesmo ano fez parte da dupla música Yannick & Vivalda.

Em março de 2014, foi convidada para fazer parte da ONG Galo Cantá pela presidente Katya Aragão. Foi a partir desta organização que conheceu o realizador estoneano Kris Haamer que a convidou a participar do filme "Eu E A Minha Amiga Fisga" do projeto 'Wê', no qual o seu papel era mãe do pequeno Gil interpretado pelo jovem Paulo Jorge Neves.

É solteira, não tem filhos e é torcedora assumida do clube de Benfica (Portugal), Flamengo (Brasil), Real Madrid (Espanha) e Liverpool (Inglaterra). Vivalda apesar de ser de uma família católica, diz não fazer parte de nenhuma religião porque acredita que a fé mora nos homens e não na Igreja e que o livre arbítrio é a melhor dádiva dada pelo nosso senhor.

#

Daena Menezes da Costa Neto

Media

Terminou os seus estudos secundários em São Tomé, viajou para Portugal, mais concretamente para a cidade de Coimbra, para dar sequência aos seus estudos superiores ,onde se formou. Encantada com a Cidade de Coimbra, onde viveu durante cinco anos, e considera a cidade como a sua segunda Pátria. Em Coimbra, teve oportunidade de conhecer gentes das mais diversas origens e credos que aos poucos, foram-na influenciando e transformando em uma cidadã do mundo . Acredita que encontrou no grupo de trabalho o dinamismo e capacidade de resposta rápida e eficiente, e considera este, um projeto criativo que pretende promover o desenvolvimento.

#

Karlley Frota

Web Designer & Developer

Karlley Frota é um Programador Web Freelance, Web Developer, Especialista em Marketing Digital e Redes Sociais, Gestor de idéias empreendedoras. Dinâmico e empreendedor, possui competências essenciais para o desenvolvimento de projectos. Entre 2009 e 2011, forma-se na Informática de Gestão e Manutenção de Equipamentos Informáticos, em Portugal. A sua formação confere-lhe habilidades básicas para o desenvolvimento e dinamização do portal stpdigital.net, espaço on-line de divulgação e promoção de São Tomé e Príncipe, bem como um espaço de notícias diárias do país. Junta-se ao projeto, apoiando na componente digital e informática, como uma oportunidade de pôr em prática as suas ideias e conhecimentos num contexto inovador. Atualmente é quadro da empresa angola Unitel São Tomé e Príncipe, responsável pela área de Marketing e Comunicação.

#

Daylson Vera Cruz

Mobile App Developers

Terminou a licenciatura em Redes de Comunicação e Telecomunicações como o melhor aluno no ISMAI – Instituto Superior da Maia. Chama-se Daylson de Carvalho Vera Cruz nascido e criado em São Tomé e Príncipe. Aos 11 anos foi escolhido pela UNICEF para ser o representante das Crianças são-tomenses. Hoje, aos 24 anos Daylson assume-se como um amante das novas tecnologias. Desde que terminou o curso em 2011 já acumula experiências profissionais na área das telecomunicações. Desde julho de 2013 é o responsável pela área de gestão e manutenção informática no Banco Equador, SARL.

#

José Quaresma

Design Gráfico‎

E-mail: josedesignergrafico@gmail.com

Santomense, formado em Arte e Design pelo Curso Secundário Profissionalmente Qualificante CSPQ - São Tomé em 2009. Professor, Designer Gráfico, Web Designer, Marketing Digital e Motion Designer, administrador do portalstp.com. Projectista, dinâmico e inovador apresenta em 2009 o seu primeiro projecto de identidade corporativa à Escola de Futebol de São Tomé. Apaixonado pela Adobe Systems, junta-se ao projecto porque acredita que a Tecnologia, Entretenimento e o Design são conceitos que promovem, ideias, conhecimentos, inovações locais e além fronteira.

#

Loribel Lopandza

Animação Gráfica

Congolês de origem, mas são-tomense de coração. Loribel Lopandza nasceu a 5 de Outubro de 1987 e muito cedo mudou-se para São Tomé, onde adquiriu a consciência intelectual são-tomense. Ele é um homem multifunção. É formado em Desenhador Projetista, Construção civil e obras públicas, Belas Artes, Concepção de animação 3D e engenharia informática. Trabalha na Royal Construção. Desde cedo lida com um espírito artístico e filantrópico, e vê no Royal Construção a possibilidade de ser a mudança que deseja-se para país, ou seja, inspirar os outros na construção de um futuro apoiado em tecnologia e empreendedorismo. Acredita que é possível ainda um “milagre São-tomense”, um milagre colectivo, e para o coletivo social. E isto será possível através de um grupo engajado onde todos construirão um barco feito de optimismo e sonhos rumo a conquista de um futuro responsável e sustentável, adaptado as novas tecnologias.

#

Enerlid Franca e Lagos

Parcerias e Patrocínios

E-mail: enerlid@tedxsaotome.com

Santomense e cidadão do mundo apaixonado pelas artes, é na arquitetura que encontra seu espaço. Imbuído do espírito empreendedor, vive inspirando a sociedade para uma vivência eco-sustentável através do seu projecto KÉ DESIGN. Pró-activo e possuidor de grande criatividade, junta-se ao projeto por acreditar que este constitui um caminho alternativo para inspirar a sociedade santomense no desenvolvimento de ideias criativas capazes de projetar o país na rota mundial, também porque é uma experiência "desafiadora" e enriquecera ao ponto de suscitar mudança de atitude e despertar a consciência social.

#

Elzo Lourenço

Fotógrafo

E-mail: elzodiaz61@gmail.com

Nasceu em São Tomé, no dia 22 de Maio de 1987, onde viveu até aos seus 22 anos altura em que deixou as ilhas em busca de um futuro escolar melhor. Findo 5 anos e formado como Técnica/agente em Banca e Seguros, ruma a Polónia através de programa European Volunteers Service, onde viveu e trabalhou durante 9 meses numa centro para jovens com paralisias mentais. Amante da arte no geral e fotógrafo por paixão. Em 2010 dá asas a um dos seu grandes sonhos, a fotografia, dedicado por inteiro a esta arte. Amador, autodidacta e curioso, empenha-se em aprender os segredos da fotografia. Adquiriu a sua primeira Reflex em 2010 tendo dado os primeiros passos, a sério nesta arte, expondo os seus trabalhos em diversas galerias na Internet ou participando em algumas exposições colectivas. Tornou-se fotógrafo profissional, e trabalha em diversas áreas da fotografia tais como em Espectáculos, Moda, Retratos de e exteriores, Foto reportagens, Turismo, Publicidade, Desporto, Festas e Eventos, entre outros.

Programa do TEDxSãoTomé 2014

Programa do TEDxSãoTomé 2014, 25 de Outubro – Futurismo Santomense: Visão Raio X

Consulte abaixo o programa. Este pode ser alterado sem aviso prévio.

Poderá consultar aqui a lista de oradores já revelados ou clicando em cada nome no programa.

Nesta segunda edição do TEDxSãoTomé, conseguimos reunir um leque muito interessante de oradores famosos e anónimos com ideias que merecem ser partilhadas. Durante os intervalos aproveite para interagir e partilhar também com Tecnologias, Entretenimento e Design. Viva esta experiência!

Se ainda não se inscreveu aproveite agora para o fazer. Os lugares são limitados! Clique aqui para mais informações!

14h00 → Abertura

School Dance → Performance

Wildiley Barroca → “Faz a tua voz ser ouvida!”

Elsa Lombá → "Um futuro sem violência"

Ângelo Torres → "Porque é que eu sou um Contador de histórias?"

17h30 → Coffe Break e Networking

Pindó Santos → "Porquê que rir é o melhor remédio?"

Epifânio Costa → "Um futuro conectado."

Katya Silva → "Lixo ou Moda - Mudar mentalidades através da moda"

Acácio Bonfim → "Como é um bom líder."

Dário Pequeno Paraíso → Performance

21h00 → After Party.

parceiro

Parceiros do TEDxSãoTomé 2014

Patrocinadores

Apoios

Media Partners

Ingressos do TEDxSãoTomé 2014

Os ingressos para o TEDxSãoTomé 2014 custam 500 mil Dobras (inclui acesso ao evento, coffee break, brinde do evento e after party). As inscrições estarão sujeitas a análise da organização.

26-1=